Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

domingo, 29 de abril de 2007

1 Mês

(Intervenção Cirúrgica)


Os dias de Abril voaram, a resposta da Ressonância Magnética continua enterrada na Unidade Hospitalar de Coimbra.
Aguardo irrequieta, agitada pelo desenrolar dos resultados clínicos, um diamante tecnológico auditivo e precioso: um chip interno ficará situado debaixo do meu couro cabeludo e um feixe de eléctrodos será instalado dentro da minha cóclea no espaço de duas horas em intervenção cirúrgica.
Um mês depois, activarão o Implante Coclear e aí passarei a ter duas cumplicidades na minha vida, dois mundos: Som e Silêncio!

Escutar melodias, ruídos, conversas e músicas inesquecíveis, nunca antes imaginados e sentidos, sairei temporariamente do mundo silencioso para a cadência sonora com as lágrimas nos olhos e quando a noite voltar adormecer como uma criança, o emudecimento renascerá á sua identidade inicial.

A vida terá outra cor, outro sorriso!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

O início da Surdez


Fui muito desejada, fruto de um grande amor dos meus pais onde já dentro do ventre, era bastante calma e não dava tanto trabalho, especialmente sem ter aqueles típicos enjoos.
Desenvolvia magistralmente as peripécias sensoriais e motoras, com mais intensidade nos finais da gravidez.

Os meus pais costumavam assistir concertos musicais na Baía Seixalense, ou ligavam o rádio de casa, presenteava-os um verdadeiro bailando aquático!
Finalmente tinha chegado o momento de nascer, em pleno verão, muito caloroso até suavam pingas na ânsia de me terem nos braços. Contemplaram-me emocionados durante muito tempo, detalhe a detalhe, dialogando que nem uns apaixonados.

“Oh, como ela é linda”
“Tem a pele tão macia e rosada!”
“Sai á mãe”
“Olhos cinzentos? Serão castanhos?”
“Cabelos encaracolados como o pai!”
“Adoro estas bochechas!”

Não chorava, observava-os atentamente, ouvia-os curiosa. È sinal que a minha Surdez não vem de nascença.

Passando três dias, fui para o meu lar onde ninguém poderia imaginar que uma Deficiência Auditiva iria bater á porta dos meus dois anos e meio de idade! No momento fulcral do desenvolvimento da linguagem, cheguei a falar e pronunciar certas palavras mas deixara de aperceber a chegada do meu pai, dantes corria escutando a porta, ora escondendo-me na sala.
Cada vez que a minha mãe me chamava, não respondia ao seu chamamento, preocupada decidiu espreitar-me, avançou, chamou-me de novo, nada. Ao virar-me, apanhei um valente susto!

Após uma conversa, resolveram marcar uma consulta de Otorrinolaringologia em Alhos Vedros, o diagnóstico da audiometria foi de tal modo fortuito, deixando os meus pais abalados.

Sofria de uma Surdez Severa de causa não determinada, no esquerdo com 60 decibéis e no direito com 75 decibéis, dando uma previsão de que iria perder progressivamente mais de 30% o que veio confirmar 3 anos depois, com a conclusão final de uma Surdez Profunda acentuada.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Cuidados com o Implante Coclear.

Nucleus Freedom - Núcleo da Liberdade
(suave, suavemente a tua espera)

Ui Ui Ui nem tudo é um mar de rosas, há cuidados a tomar devidas providências para quem é e será usuário do Implante Coclear:


Um alerta importante: NUNCA um implantado deve entrar numa sala onde fazem Ressonância Magnética, pois o íman interno pode sair da pele por causa da alta intensidade!

Se caso o paciente necessitar fazer uma Ressonância Magnética, que seja de até um 1.5 Tela (depende do modelo de implante) não há problemas, mas caso esse valor seja superior, será necessário remover o ímã para fazer a Ressonância Magnética.

Mas é importante, que independente do grau de intensidade, procure sempre o médico ou centro que você fez o implante e tirar as dúvidas.

Evitar a aproximação directa a monitores antigos, TV, microondas, computadores e não tocar nas telas pois a radiação electromagnética pode ser capaz de alterar a função do circuito electrónico do Implante Coclear.

Não aproximar a Estações de Rádios, devido a altas frequências na Antena do Implante Coclear.

Excertos retirados no Orkut, Comunidade Implante Coclear Cibercafé.

sábado, 21 de abril de 2007

Aguardando...

(Art By Memorex)

pelos resultados que nunca mais teimam em chegar, já passou quatro semanas desde o último encontro na Cidade dos Estudantes. À espera dos dias felizes, olhando para a frente subiltemente, uma resposta embrulhada.

sábado, 14 de abril de 2007

Curiosos?


Irrequietos? Desconfiados? Relutantes?

Momentos desesperantes com uma enorme calda de dúvidas deixam-vos arruinados, desmerecidos da minha prolongada ausência “in louca”.
Desta vez fui de carro com os Oicanis, a minha família. O automóvel ia super lotado, tive o privilégio de pedir á minha avó para ir connosco, afinal merece depois de tudo, sendo ela fulcral na minha infância.

Acordámos bastante cedo, ensonados. Não podia comer nadita, estava praticamente em JEJUM e a viagem decorreu bem no silêncio da madrugada, evitava pura e simplesmente as tentações comestíveis, quantas provocações o estômago roncava esfomeado.

Chegamos pontualmente, um frio de rachar assaltou-nos surpreendidos, tive de aguardar somente uma hora e meia para a dita RESSONÂNCIA MEGNÈTICA. Estava tão calma, mas por detrás da minha aparente passionalidade, as emoções disparavam desorientadas.

Os minutos, segundos e horas passavam, a lentidão, a cortina do amanhecer despertava vagarosamente, um tom amarelado e azul enamorando á luz dos meus olhos. Um jardim histórico, flores multicoloridas, a fonte jorrando água, que vista tão sublime!

Dirigindo-me de novo para o local, chamaram-me e lá fui atropelada pelas perguntas das docentes “tem algo metálico?”, “usa prótese dentária?”, “brincos?”. Não, não e não. Deitei-me na maca, quieta, não mexendo um músculo sequer! Uma estátua paralisante, de olhos abertos no apático e terrivelmente mundo silencioso.

Porém senti algum desconforto, enquanto magnetizava partes fragmentadas do meu sistema nervoso, como se o cérebro fosse “activado” um a um no córtex auditivo, um bailando de impressões nada doloroso invadiu-me!
Consegui passar logo na primeira UFFA, sai de lá super ESFOMEADA após quatro horas de viagem, e hora e meia de espera, o que mudou drasticamente a alimentação, não conseguido comer nada direito!

Ainda hoje, não sei dos resultados obtidos, em consonância das férias de Páscoa o que acabou por ficar lento e demorado. Oh! Hospital dos Covões envia lá os dados aqui á Memorex, que preciso saber a RESPOSTA para depois enviar duas cartas á respectiva Associação Taekwondo Escolas Hwarang e Federação Portuguesa de Taekwondo, anulando a minha participação no Campeonato do Mundo e SurdoLímpicos (semelhante aos Jogos Olímpicos).

Será pedir muito?!

P.S-» Mais do que uma amiga, cujo nome não irei pronunciar. Vamos estar juntas nesta milagrosa caminhada que é a de OUVIR, e apreciar novos sons “robotizados e metálicos” como dizem os brasileiros implantados. Serão novos sorrisos prazeirosos, novas conquistas e lágrimas de felicidade.

Toda a sorte do mundo para ti, força em COIMBRA!

Meu deus, que LOUCURA. Uma mudança de outro MUNDO, ai a bendita e abençoada tecno-ciência!