Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

2007


2007 estamos prestes a despedir-nos, mas antes de dizer adeus hoje vou abraçar-te intensamente, o último dia do ano. Tu, 2007 foste um dos melhores anos da minha vida, passei por tanta coisa e muitas delas positivas do que negativas.

Fizeste-me com que fosse implantada e reconhecesse a maravilha dos sons, que de qualquer forma mudou-me como asas de uma borboleta a fazer-me cocegas, rodopiando numa dança de emoções infinitas. Pude renascer, saborear, e sentir as melodias em mim e para todos aqueles que mais amo me rodeiam nesta fase de descobertas. Conheci pessoas fantásticas.

Sun Melody, este foi o nosso ano de OURO e também de uma amiga nossa, a SilenceBox!

Jamais te esquecerei 2007!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Tentações da Minha Surdez


Faz hoje um ano, o dia 24 de Dezembro que numa noite fria e gélida de Inverno, o meu apartamento tinha ganho vida na presença de familiares próximos.
Estavam felizes. Na noite de Natal. Assistia-os no meio das conversas a observar como ninguém, a expressividade estampadas nos seus rostos e mergulhei nos delicados lábios embora fugazes e impossíveis de se ler.
Aquilo apertou-me o coração, um misto de melancolia apoderava em mim e a tempestade do meu interior sagrava de mansinho pela mágoa da minha Surdez, de não poder escutar o timbre das vozes daqueles que mais amava e desejava com todas as forças expulsar este estranho sentimento malvado, feroz e cruel acima de tudo diabólico.

Antes de me ter refugiado para o quarto, fiquei espancada a olhar para a árvore de natal que piscava tantas luzes, de diferentes cores, dançavam incansavelmente durante horas a fio, e no topo uma estrela dourada brilhava incessante.
Contemplei o formato geométrico, a simetria, a sua beleza simples e num ápice o espírito patético tinha desaparecido, tentava desesperadamente abrir os olhos ao mundo.
Cochichei em segredo, um desejo significativo e marcante, uma reviravolta radical que iria marcar para toda a eternidade. Visto de tão perto mas distante, que passou do sonho para a realidade.

Pedi que fosse abençoada pelo Implante Coclear.

Dirigi para o meu quarto, tinha ligado o computador e comecei a pesquisar sobre Implantes Cocleares, escrevi o primeiro post no Tentações da Minha Surdez, o inicio de toda a aventura, o inicio de uma história inesquecível que inundara por completo a minha vida!

Hoje, depois de um ano, este sonho tornou-se possível, fui Implantada pelo Sun Melody e estou a ouvir o MUNDO! Já não viverei mais no isolamento, pois o Sun Melody deu-me uma força e confiança tremenda, de levar avante os meus sonhos, e torno sonhar até não mais poder!

Um ano de ti.
Um ano de esperança.
Um ano de incertezas.
Um ano de realidade.
Um ano de sonhos.
Um ano inesquecível!

Eu e o Sun Melody desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo 2008, e tudo de bom a todos!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Correio de Voz


Depois do Tum Tum Tum, hoje estive a teclar com uma amiga no MSN e na brincadeira tentei fazer uma proeza inédita em flagrante com o Sun Melody, peguei no telemóvel da Nokia e premi os botões “123”, encosto ao ouvido implantado bem aninhado nos três microfones muito atenta por segundos a tentar ouvir qualquer coisa que fosse.
Uma voz de mulher a falar, apercebo que o volume está altíssimo e escuto com muita atenção, concentro o meu cérebro nas palavras ditas, mas é tão difícil! Não entendo.

Volto a tentar, tudo soa diferente, com flutuações mas fala depressa demais.

Tento de novo, ouço a voz de mulher, muito aguda e auditivamente apanho uma palavra de “Não” e á posteriori, perdi-me no meio de nenhures. Pensei, e abaixei o volume do telemóvel e decidi recorrer á aventura deveras empolgada, o instante entusiasmante e divertido!
Pulava como uma criança, foi tão irresistível que a minha vontade estava motivada, repeti os mesmos gestos, concentrei e concentrei, surge a voz de mulher mas não tão alta como dantes, afirmei o “Não” e a lista ia espaçando com o “tem” não queria acreditar!

Respiro fundo, tento acalmar-me e ligo de novo, a mulher fala “Naw tew nehuma mesazem…” (não tem nenhuma mensagem…) mais qualquer coisa que não percebi muito bem, fiquei extasiada!!! Encantada!!!
Corri para a sala, contar a boa nova á minha mãe e pedi para ela ligar confirmando se era exactamente a frase que eu ouvira, aguardo e aguardo, por fim recebo a resposta: “Não tem nenhuma mensagem disponível no serviço”.

YES!!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Leitor MP3

(Photo By Memorex and Sun Melody)

Andei á procura de CD’s com músicas portuguesas na estante da sala e não houve nenhuma que me agradasse, queria apenas canções simples. Foi então, onde acabei por me lembrar em termos comprado um CD no hipermercado “Os Mosqueteiros”.
Fui para o escritório, peguei no baú de papel de faixas coloridas, abri a tampa e voilá! Ali mesmo encaixotado, sem nenhum fio de poeira e o nome perceptível: “Zéthoven e Espadinhas cantam no Natal”.

È exactamente isso, que quero.

Toca a ligar o computador, insiro o CD e automaticamente o Media Player surge, começo a configurar o programa para a instalação de um diapositivo do COBY MP3 onde ocorre com sucesso. Tudo pronto, encaminho as canções para dentro do MP3.

Maravilha, ligo o cabo do Implante ao Mp3 e a primeira impressão sonora, é brilhante e inesquecível, quase mágico como as luzes de natal, soa uma voz nítida, fulgurante e limpa:

“È Natal! È Natal!...”

(não consegui entender o resto da canção)

Depois de uns quantos versos incompreendidos reconheci de novo a palavra:

“È Natal! È Natal!...”

Boa! Mais uma conquista.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Concerto


Hoje ás 21h, no auditório seixalense vou deslizar orgulhosamente perante a minha irmã mais nova na entrada da banda com o seu instrumento musical: Saxofone.
Afastar-me-ei da tempestade que governa neste momento, nuvens carregadas de desconfiança, o temor das inseguranças que nada mudou e não existirá mais silêncio, apenas um grito revolta.

Daqui bocado um luxo de melodias esvoaçantes irão compensar a minha mágoa inútil, porém sentida onde tu, Sun Melody irás fazer-me sorrir pois é contigo que vejo a minha própria vida de trás para frente e quantas vezes a propósito pensei milhares de vezes, ouvir as primeiras palavras da pequena?

Muitas. Mana, toca como nunca na vida ousaste!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Forno em Directo


Outra descoberta destapada, sozinha em casa na cozinha fico deliciada a olhar para a pizza redonda pousada na mesa onde a fome espreita murmurando, abro a comporta do forno já aquecida e meto-a lá dentro a seguir basta-me rodar o botão de temperatura, soa um bailando frenético: pi pi pi pi pi pi pi muito agudo e continuado!

Pensei para mim, mas o que é isto? Franzi as sobrancelhas, e desconfiada aproximei ainda mais do forno, o som vem dali! Permaneci entusiasmada, uma euforia enorme reinava pelos quatro cantos do apartamento!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Treino Auditivo

Nucleus Freedom Baby
Está na hora de apontar pequenas e grandes conquistas sonoras neste belo fundo azul, para nunca mais esquecer o desenvolvimento auditivo, depois da quarta afinação do Sun Melody reparo uma enorme mudança em mim.

È espantoso, que apenas com quatro meses de activada ser capaz em entender quase nitidamente a pronuncia de pequenas palavras básicas, elementares e fáceis. Tenho apostando na versatilidade de vozes, também é importante pois ajuda-me diferenciar a memória cognitivamente.

Fonema Paterno

AI – acertei sem nenhum tipo de dificuldade.
UI – perceptível á primeira vista.
EU – discriminação imediata
ÃO – complicado, não consegui apesar de muitas tentativas.
AU – acertei na flutuação coerente e distinto do ÃO.
OI – muito desequilibrado auditivamente, acertei apenas uma vez.

Fonema Materno

OLÀ – muito eficiente.
OI – fácil peripécia auditiva, nada a ver com a voz do meu pai.
TU – simplesmente fantástico!
ELE – certeiro, apenas uma falha.
ELA – Fenomenal com flutuações.
NÒS – Sublime!

A tendência é para melhorar ao longo do tempo, com muito treino e persistência, para mim é mais uma vitória! Sun Melody estamos no caminho certo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Reunião


Depois de uma manhã sublime e de rostos conhecidos banhados em ideais comuns que marcará uma certa história, o início conturbado renascido das cinzas que agora se encontra a reagrupar unido e coeso.
Somos um instrumento, onde aos poucos vamos afinando ainda que inexperiente num lugar comum, num momento qualquer, inconveniente e talvez ousado pela necessidade em implementar a nossa voz acústica que nasciam das cordas do instrumento jovial balançado pelos mais sábios.

As vozes dos presentes inundaram por completo a minha memória auditiva, impressionante como soavam tão diferentes, sem igual a cada esquina de um labirinto fonético. Depois de acostumada, já sabia onde dirigir a visão perante o locutor e para mim foi mais uma conquista!

Estamos determinados!
(COMUNICAR)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

2 Ouvidos


Porque é que tenho uma nítida sensação de estar a ouvir nos dois ouvidos, se o ouvido esquerdo está implantado e do lado direito não utilizo nenhuma prótese auditiva?

Engraçado!

È como se o Implante Coclear estivesse também a estimular o ouvido direito ausente de resíduos auditivos que de vez enquanto dá o seu pequeno ar de graça! Acontece muitas vezes e esqueci de mencionar este pormenor ao Técnico H em Coimbra… já sei o que faço para a próxima afinação, escrevo uma lista de perguntas antecipadamente.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Em Directo


Estou aqui frente ao computador a trabalhar no Illustrator, eis que de repente escuto um barulho leve, novo e misterioso, rabiscado com tal velocidade. Olha só, era a minha irmã a pintar na secretária com a caneta azul sob a folha dobrada ao meio…

Fiquei extasiada!
Que dia memorável para nós, Sun Melody!