Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ser Implantada

Há tanto para contar, mas o tempo é tão pouco. Tenho a necessidade em registar achados sonoros desde que fui activada e é graças a ele, o Sun Melody de grande compostura, extremamente organizado na sua estrutura biônica que me põe a ouvir biliões de cores nas ondas sonoras.

Cada vez mais ingresso neste mundo, a dos sons, e onde tudo faz sentido. São raros os momentos, em que me vergo no silêncio. Não por ser capaz, prefiro os sons e esta foi certamente a minha escolha, idolatro-os todos os dias.
Encho-os de beijinhos, e danço a bem querer, toco piano só para escutar os timbres ao ponto de me estremecer, e cada gesto contém uma nota!

Sou criança, na descoberta dos sons. Aceno aos passarinhos que cantam e batem as asas e quem fica feliz? Diz lá quem?

 

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Conquista Sonora III

Para mais tarde recordar.

Na Moita, sentada no caule lenhoso da árvore a conversar tranquilamente com a pimpolha, um som ecoou atrás de mim, o que era? Não sei, uma nuvem incógnita assolou as minhas premissas, prendo o ruído áspero e ronco na ponta da memória auditiva.

Nunca antes ouvi!

Pergunto a ela, "o que foi aquilo?" os olhos brilham e sorri, prepara-se para revelar a minha curiosidade perante a descoberta sonora "acabaste de ouvir, o guincho de um pavão!"

Olhei-a estupefacta.

Que engraçado a forma do som como fora produzido.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Chuva

Ontem no silêncio da noite, fechei os olhos com o Implante activado, não quis desligá-lo e respirei fundo, o meu corpo encoberto de lençol. Escuto o vento a brincar com os ramos das árvores, no quintal a suportar uma força capaz de sugar o calor da melodia.

Consigo ouvir, a entoação da vida. O vento, o alvoroço da tempestade depois a chuva pincelava em liberdade as minhas células ciliadas, beijando o som da água a bater no estore da cozinha.

Eu acordada, a deliciar perdidamente.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sensação Auditiva

Nem sei o que me deu, de repente passo a escutar barulhos raros como descascar as batatas, é impressionante a sensação suave que passa para dentro do ouvido implantado, e estar atenta a pormenores despercebidos.

Antes da activação, contestei de como soaria o som do Implante Coclear, a sua qualidade sonora de natureza robótica. A verdade, o som que se ouve é quase tão real, como poderia eu discriminar na perfeição o piar dos passáros?

segunda-feira, 19 de maio de 2008

De Infantil a Promessa

São 01h10m, ainda estou acordada!

Não tenho sono... mas já devia estar acamada, tenho uma confidência a postar: a minha irmã, 13 anitos de gente, uma pré-adolescente saiu vitoriosa do ringue e não é por isto que a torna tão peculiar, revelou uma verdadeira maturidade competitiva, precoce até ao momento!

Como pode, uma miuda de 13 anos ganhar a uma de 21 anos, ainda por cima uma Infantil C na Categória dos SENIORES?!!!!!! Vibrei tanto! Pulei! Toda a gente viu...!!! Bonquiabertos!!! Até eu fiquei... não acreditava, a minha bébé ali a ter o melhor combate da sua vida e o mundo aos seus pés!

Estou tão ORGULHOSA de ti, mana!

domingo, 18 de maio de 2008

Torneio

Hoje vou ver a minha irmã mais nova a seguir as minhas pisadas na ronda da alta competição, o Taekwondo, ela de categoria infantil C vai competir com os Juniores. Tenho borboletas na barriga, e ela empolgada, quem diria quando a peguei na primeira vez, ainda bébé nos meus braços esboçou um sorriso grandioso.
Há momentos tentadores e este é um deles, espero não chorar de saudades como na outra vez em que tive de me esconder na casa de banho e conter a nostalgia profunda. Este desporto é uma paixão!

Vou vibrar e amar, reviver o entusiasmo e nervosismo miudinho, reconhecer o cheiro do ambiente e aliciar o espectáculo agora em sons!

Força mana, estou contigo.

sábado, 17 de maio de 2008

Força Aérea Portuguesa

Ontem fui a um concerto, ministrado pela Banda da Força Aérea Portuguesa, simplesmente MARAVILHOSO - voei em melodias - violoncelo, tambor, clarinete, flauta-bizé, fautim, saxofone-tenores, saxofones- baritono, filiscorne, trompete, trombone, trombone-baixo, bombardino, tuba e percurssão.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conquista Sonora II

No regresso para a casa, dentro do comboio da Fertagus escutei: "Pagew" (Paragem) Foros de Amora.

Estou a começar ouvir como uma criança, que aprende a formar uma frase.

Palavras Decifradas

Braço, Perna, Televisão, Candeeiro, Dedo, Mão, Pé, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado.

Dificuldade: Cabeça, Pescoço, Quadro e Domingo.

domingo, 11 de maio de 2008

È Definitivo – nome reconhecido.

Ouvi o meu nome por duas vezes em ocasiões discrepantes, nitidamente e sem manchas no barulhar da cidade dos Pescadores. A primeira aconteceu dentro da loja, a de vestuário, Zeta-Jones, uma série de sons moviam para dentro do processador de fala, distingo e reconheço múltiplos ruídos, todos eles habituais.

Segurava na mão uma peça de roupa, descontraída a boiar "não, não gosto desta parte atrás" e não é que alguém me chama na perfeição, e as letras flutuantes entram em sonância para dentro do meu ouvido implantado "MEMOREX"!

Virei-me de relance, iludida e perplexa. "Mas…! O "Lice" já entra!!!!" Que bom! Pasmada, pus-me a pensar, havia tanto ruído vindo de fora e conseguira alcançar esta proeza!

Estava longe de prever, diria até uma impossibilidade descomunal, pelos vistos para uma pessoa implantada ouvir qualquer coisa, seja o que for de costas, com estrondos motorizados é difícil, então pus-me a andar na parte lateral para peões observando a loucura retratada de todos os lugares.

"Memorex!" O meu coração cresce, de admiração a brotar indisciplinado e indomável como um cavalo a galopar selvaticamente no mato, escutara de novo!

YES!

sábado, 3 de maio de 2008

Evolução Auditiva

Desde o inicio da activação, tenho estado muito atenta no modo peculiar da pronúncia de palavras através de pessoas, na qual o contacto é frequente, diariamente. No entanto, era muito mais difícil do que pensava, alias o meu cérebro sentiu que tinha de adaptar primeiro aos estímulos eléctricos do Implante Coclear.

20 anos em absoluto silêncio, e eis, aos poucos e de forma encantadora os sons invadiam o córtex auditivo, suaves melodias exóticas faziam cintilar o nervo auditivo, produzindo a sensação sonora dentro do meu cérebro. Timbres singulares, onde cada Implantado ouve á sua maneira.

Meses passaram, as palavras penetram na memória auditiva, e um livro é aberto, primeiro as vogais, depois as consoantes, mais tarde palavras de duas a quatro sílabas, agora noto a disparidade do SA com o ZA, unicamente distintos! Batata, Bola, Bata, Mala, Girafa, Gato, Cão, Sapato, Eu, Tu, Cuidado, Está bem, Olá, Ana, Alice, Rita, Casa, Carro, Ma, Ta, Ba, Pu… assim por diante.

Treinar sempre.