Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

3 Dias de ACTIVADA


Agora é uma aprendizagem diária com o Implante Coclear, estou incrivelmente abismada de como esse portentoso aparelho capta muitos sons misturados, e o meu cérebro vai seleccionando determinada sonoridade para poder codificá-la e por fim, memorizando.
Ontem á noite, sem nenhum murmúrio ruidoso como o da tarde, e tão sossegada estava na sala com a minha irmã a meu lado, a ver um filme. Sobressaltei-me, ao de leve a escutar um barulho bizarro, desigual e alterado, era-me desconhecido.

Parecia um grito muito longo e repetido, mas o quê?

“ó mana, estás a ouvir algo?”
“Sim, estou”
“O que é?”
“São os gatos a miar lá fora, na rua”
(…)

BONQUIABERTA fiquei eu!!! Disse para mim, ahhh, deixa-me ver se entendi, que este guincho inconstante é dos pêlos de quatro patas?! Que melodioso! Que beleza! Não posso acreditar… são sons que antes não ouvia com o Aparelho Auditivo.

Hoje fui ter ao trabalho da minha mãe, á pé e com o calor a maçar, mal entrei adentro, fiquei aliviada, estava fresquinho e foi aí que comecei a ouvir algo, um alarido invulgar. Observei em redor, para ver se conseguia encontrar a soada que me perseguia e tive uma tremenda curiosidade em saber.

“Ò mãe, estás a ouvir algo, parece ser um motor qualquer a trabalhar, não estou a ver do que será! Sabes?”
“È o ar condicionado.”

SEM PALAVRAS (nunca pensei que fosse tão barulhento e nem imagino como as pessoas conseguem aguentar todos os Verões a lidar com este alarido robótico!).

O mais engraçado, foi a de ouvir o pisca-pisca do carro em pleno andamento, com o vento a bater nos vidros, e a rádio cuspir vozes cantantes. Estou a amar essas novas descobertas, meu deus como o SOM é MELODIOSO!!!

Ah e sem esquecer, sentada na sala e escutando a entoação das buzinas, e apitos constantes, mas tenho a vantagem posso sempre desligar o processador de fala á noite, deveras hilariante!

4 comentários:

Anónimo disse...

Alicanini...nossa cisne robozita!!Que bom saber que está tudo bem e que você está viajando nas novas descobertas!!!

Saudades

Neguinha

Fernanda disse...

Bom dia, Memorex!
Ainda não tinha tido oportunidade de aqui vir, mas tenho sabido da tua evolução pela SilenceBox. Ela mandou-te os meus beijinhos qdo te foi visitar a Coimbra? ;)

Que palavras tão lindas tu escreves! Consegues pôr lágrimas a correr pela minha face, apenas por sentir a tua felicidade escondida por trás de cada letra! Parabéns, minha linda! Mtos parabéns!!! E mta força e coragem agora para os próximos tempos em que vais ter de continuar a batalhar para seres ouvinte.

E nem acredito que para a semana é a vez da SilenceBox!!!!Dia 10! Eu nem acredito mesmo! Estou tão entusiasmada!!!

Beijinhos gdes e mtas felicidades querida Memorex!

Fernanda

Anónimo disse...

Fico muito feliz por estares a gostar do implante e dos novos sons.

Ainda me lembro quando meti os aparelhos digitais e assustei-me com a minha própria voz! Não a conhecia! Nos primeiros tempos falava muito baixinho porque tudo era mais alto. Mas depois com o tempo habituei-me aos sons mais altos e a minha voz já parecia a mesma de sempre.
Se pudesse, voltava atrás o tempo e vivia tudo outra vez! lol.. é curioso ouvir sons novos, mais altos, mais específicos, mais claros..

Os aparelhos digitais dão-me uma GRANDE ajuda! Há um enorme ganho auditivo! Ainda me questiono, como é que coisa tão pequena consegue fazer isto tudo?

Fazes muito bem em perguntar o que não sabes o que estás a ouvir. Porque nós, para "aprender" a ouvir temos que saber distingir os sons e se ninguém nos disser ou se não descobrimos de onde vem o som, nada vale.

Tens muita sorte em ter uma familia que te compreende, e que tenha paciência para dizer o que está a fazer barulho...
Às vezes penso que estou sozinha nesta conquista de novos sons. Enfim.

Beijinhos para ti (também estou a ouvir as teclas :P)

Contxi disse...

Hola Memorex:
Me alegro mucho de que estés contenta. Ahora tendrás que descubrir un mundo nuevo lleno de sonidos. Con los audífonos, cuando tienes una sordera profunda, no oyes muchos sonidos y vives en un mundo silencioso donde los pajaros no cantan, el papel no suena, las voces suenan iguales y la música se distorsiona...
Espero seguir recibiendo buenas noticias.
Beijinhos