Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Susto


Tive o primeiro susto da minha vida na era pós-implante, e teve lugar no Metropolitano de Lisboa, precisamente em Entrecampos. Completamente absorta, tão concentrada e entretida na procura de uma agenda dentro da mala, não a conseguia achar.
Retirei o caderno de apontamentos das descobertas sonoras, o estojo apinhado de canetas e o livro de instruções do Nucleus Freedom que levo sempre comigo para casos de emergências, até que finalmente visualizei á superfície um tom avermelhado.

Inesperadamente deixei-os cair, sobressaltei abalada, estupefacta ao ouvir os três apitos agudos penetrantes e violentos, a anunciar o fecho automático das portas nas carruagens, depois do temor abaixei para apanhar a tempo as coisas antes que o metro arrancasse.

Notei, pessoas desconhecidas a observar-me indiferentes, mas iludidos pela surpresa que eu carregava a bobina e o dito Implante Coclear. Era como nunca tivessem visto algo de tão vulgar.
Apenas sorri... Aguardei pela próxima boleia e desta vez não me assustei, memorizei os tais apitos fulminantes.

(com as próteses auditivas cheguei a ouvir esses apitos, mas eram consideravelmente baixos pois a mesma só amplificam os sons e o Implante Coclear estimula electricamente as fibras nervosas remanescentes da cóclea. Uma coisa não tem nada a ver com outra).

8 comentários:

José Proença disse...

Oh Alice. Chegaste finalmente ao país dos maravilhosos sons. De facto o aparelho anterior era analógico e tinha um número de frequências menor que este (22. Agora ouves como uma criança, digamos que recém-nascida. Aprenderás a ouvir. Beijo

Sara disse...

Acho que também me assustei de ouvir os bips da porta do metro, com os aparelhos digitais :)
Os primeiros dias mal falei, apenas tomava atenção aos sons, com "medo" de me assustar com qq cs, lol.

Eu nem imagino como será ouvir bem, ouvir aqueles sons incómodos, muito baixinhos... uma pessoa acaba por acostumar à coisa.

Não ligues a essa gente que parece que está a ver algo de outro mundo... mas sabes, há muita gente que ainda desconhece este nosso mundo, o ouvir mal.
O meu melhor amigo diz que antes de me conhecer não fazia ideia que havia pessoas assim, podia pensar e tal... mas conviver e passar o tempo com alguém "diferente" abre-nos os horizontes, e reparamos que afinal nem toda a gente é "igual" :)
É pena não haver muito conhecimento.
Olha por exemplo, quando eu estou a dormir no comboio e o fiscalização chega ao pé de mim, o que ele faz primeiro? Chama, fala... eu a dormir não oiço nada! Mesmo com os aparelhos, lol! Por isso o homem até chega a gritar... e por fim dá um toque levezinho, aí, sim acordo! E uma vez ele disse "estavas mesmo a dormir?" eu respondi "sim estava... mas eu oiço mal! não ouvi nada...!" e ele ficou tipo com cara de "nunca tinha pensado nisso" e pediu desculpa, porque falou tão alto que as pessoas estavam todas a olhar! Que coisa!
As pessoas não têm noção... e não põe na cabeçinha "ela pode ouvir mal...".
Enfim! Tasse! Eu estou na minha :)

Gosto tanto de ler os teus "novos sons"! :)
Continua, continua! :P

Respondi ao teu comentário no meu blog ;)

Beijo para ti!

Maria disse...

eu também ficava aflita...
bjnho

Cláudia Braz disse...

é engraçado como sons que considerados normais são surpreendentes!

um beijinho muito grande

Recensor disse...

Bom dia Alice. Relativamente à comparação quanto ao uso das próteses auditivas digitais com o implante coclear, digo às pessoas que me são próximas, o seguinte: com os "digitais" já conhecia os sons, no entanto com o implante coclear para além dessa performance, penso que passei a conhecer a verdadeira intensidade dos sons... Bjs

Maria disse...

Estou como a Cláudia!

Beijinhos grandes

M.M. disse...

Oi @Memorex!
Com as experiências, vamos vivendo esta vida.
Agora que tens o Implante, terás de ter cuidado e não te assustares, pois esses ruídos, que tu, antes não conhecias, agora irão tornar-se parte da tua vida.
Boa Sorte, é o que eu te desejo, para as tuas futuras experiências.

Um grande beijinho:
M.M.

Anónimo disse...

Nossa quanta diferença entre o IC e o AASI.
Estou pensando aqui quantas vezes e com o quê irei me assustar...
kkkkk
Bjos