Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Reabilitação Auditiva


Arrancou oficialmente, a tão esperada reabilitação auditiva no Hospital Egas Moniz depois de muita procura, não podia fazer em Coimbra devido á distância e o facto de ser estudante. Fiquei deslumbrada com a Terapeuta de Fala que irá acompanhar-me no estágio de aprendizagem da fala humana.

Elaborou um programa delineado do alfabeto fonético internacional, as consoantes e vogais ascendentes como descendentes, nas quais o som difere do “ai”- [aj] e [ix] -“ia”.
Fez ainda uma lista, do abecedário linguístico para ver quais as minhas dificuldades em soletrar cada letra, consegui acertar o resto, menos um deveras complicado foi sem dúvida o “S” (já o esperava, o “S” persegue-me a vida toda!).

A T. queria fazer um teste ás minhas capacidades auditivas aliadas á percepção de ruído, acabou por me virar de costas para ela, tomei muita atenção e um nervosismo miudinho oscilava dentro da sala.
Concentrada, ela pronunciou uma palavra, recitei “Porto” ainda incerta, tive consciência do tom inicial no “P” e o “O” extenso. Não acertei, estive perto do “Porco”, nada mau ein!

Prosseguimos os nomes dos animais, acertei na perfeição o “Cavalo”, e ás vezes o “Leão”, ainda longe da “Vaca”. Tenho uma facilidade impressionante na perícia das vogais do “a”, “o” e “u”.

Correu bem para o começo da sessão, isto promete.

6 comentários:

mariana disse...

Tens tantos blogs, que fiquei um pouco confusa acerca de qual comentar, mas decidi optar por este.

É impressionante como nós, ouvintes, não nos apercebemos do quão "estranha" é a fala humana. Ao ler o texto, apercebo-me que temos sons deveras impensáveis.
O "S", o "Q", o "N"...
Fiquei super impressionada quando a Rita foi lá à nossa aula. É impressionante como ela, não ouvindo, consegue reproduzir quase todas as letras, quase todos os sons, que ao olhar muitos deles parecem iguais.

Quanto ao texto, seria inútil tentar imaginar a sensação de, passados 20 anos (?) de vida, ouvir o mundo pela primeira vez.
Penso que até para a pessoa que o vive é dificil de descrever.

Vou adicionar o blog nos meus links.
Beijinhos,
Mariana.

Laura disse...

Oláááá´...lá vim cá dar, é que em tempos entrava e ninguém me ouvia, decerto por não estares a funcionar..
Beijinho a ti que me ajudaste a querer ouvir, eu que já tinha quase desistido disso...

Isabel Filipe disse...

que interessante...

nem imaginei que irias precisar desta aprendizagem...

beijinhos e todo o sucesso do mundopara ti

Anónimo disse...

De um outro modo, só tomei consciência desta trapalhada toda dos sons na faculdade, num 'cadeirão' que se designava Fonética e Morfologia do Português. Eu, que gostei sempre muito das áreas da linguística, não engracei por aí além com a tal fonética. O mais curioso? Veio a ser-me muito útil, tantos anos depois... E tu sabes a razão :=)

bj-e

Rafeiro Perfumado disse...

Que aventura deves estar a viver, de descobrir os sons. Força, miúda, há todo um mundo à tua espera!

Um grande RAUF para ti!

M.M. disse...

Olá @Memorex!
Como tu mesmo dizes:"Correu bem para o começo da sessão, isto promete". Estás só no inicio, ainda há imenso caminho por percorrer. Não te sintas frustrada senão conseguires à primeira, concentra-te em soletrar o melhor que conseguires, pois a seu tempo irás vencer.
Não queiras tudo à pressa, nem à primeira vez. Aos poucos e poucos vais ganhando terreno, até que irás chegar à meta.
Estarei por aqui,sempre ao teu lado, caso queiras falar.

Um grande beijinho:

M.M.