Atenção

Segundo Blog em Sou uma Cyborg - Ouvido Impantado

Contacto: soucyborg@gmail.com

sexta-feira, 27 de abril de 2007

O início da Surdez


Fui muito desejada, fruto de um grande amor dos meus pais onde já dentro do ventre, era bastante calma e não dava tanto trabalho, especialmente sem ter aqueles típicos enjoos.
Desenvolvia magistralmente as peripécias sensoriais e motoras, com mais intensidade nos finais da gravidez.

Os meus pais costumavam assistir concertos musicais na Baía Seixalense, ou ligavam o rádio de casa, presenteava-os um verdadeiro bailando aquático!
Finalmente tinha chegado o momento de nascer, em pleno verão, muito caloroso até suavam pingas na ânsia de me terem nos braços. Contemplaram-me emocionados durante muito tempo, detalhe a detalhe, dialogando que nem uns apaixonados.

“Oh, como ela é linda”
“Tem a pele tão macia e rosada!”
“Sai á mãe”
“Olhos cinzentos? Serão castanhos?”
“Cabelos encaracolados como o pai!”
“Adoro estas bochechas!”

Não chorava, observava-os atentamente, ouvia-os curiosa. È sinal que a minha Surdez não vem de nascença.

Passando três dias, fui para o meu lar onde ninguém poderia imaginar que uma Deficiência Auditiva iria bater á porta dos meus dois anos e meio de idade! No momento fulcral do desenvolvimento da linguagem, cheguei a falar e pronunciar certas palavras mas deixara de aperceber a chegada do meu pai, dantes corria escutando a porta, ora escondendo-me na sala.
Cada vez que a minha mãe me chamava, não respondia ao seu chamamento, preocupada decidiu espreitar-me, avançou, chamou-me de novo, nada. Ao virar-me, apanhei um valente susto!

Após uma conversa, resolveram marcar uma consulta de Otorrinolaringologia em Alhos Vedros, o diagnóstico da audiometria foi de tal modo fortuito, deixando os meus pais abalados.

Sofria de uma Surdez Severa de causa não determinada, no esquerdo com 60 decibéis e no direito com 75 decibéis, dando uma previsão de que iria perder progressivamente mais de 30% o que veio confirmar 3 anos depois, com a conclusão final de uma Surdez Profunda acentuada.

5 comentários:

__Isabel__ disse...

Gostei do post e da imagem.
Tenho andado à procura de uma assim, simples de entender e ao mesmo tempo expressivo.

Obrigada!
Beijinhos.
Bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Amei o novo layout do seu blog! Vc escrevendo lindamente, e combinando as imagens! Tô amando!!! Nunca vou deixar de passar por aqui, enquanto vc escrever!
bjsss

Anónimo disse...

Adorei passar por aqui.

Este é um assunto do qual sei muito pouco e gostaria de aprender mais.

Obrigada pelas suas palavras tão amáveis que me deixou no meu blogue.

Será que se importaria se eu fizesse um post com referência para dentro do seu blogue?

Bem haja

Alexandra Caracol

Anónimo disse...

Já coloquei um post com seu testemunho.

Espero que goste.

Se houver algum que não lhe agrade diga para eu alterar.

Veja em
http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/44187.html

Um abraço

Alexandra Caracol

Anónimo disse...

Gostei de saber o teu historial, de tudo como se processou.. não deve ter sido fácil. conheço uma surda que aconteceu exactamente como tu.. mas aconteceu quando já era adulta.. era surda com grau severo.. até perder completamente a audição.. era bom.. muito bom se ela seguisse o teu exemplo. **

confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt